*Atualizada às 16:22h / 26/02/2018
O Secretário de Administração do Município de Figueirópolis d'Oeste, Azarias Silverio da Costa Neto, vulgo Costa Neto, foi acionado na justiça pelos jornalistas Ferreira Júnior e Tony Marcos. Na ação, os profissionais sustentam que após a divulgação de matéria que narrava fatos de interesse público, o secretário utilizou-se de rede social para atribuir a eles a prática de crime.
"Que sociedade é essa que permite que duas pessoas com esta índole continuem livres para a prática da extorsão? Isso só vem explicitar a atitude que paira sobre estes dois jornalistas que cobram pelo silêncio", afirmou em postagem no seu perfil do Facebook, que foi compartilhada a um número indiscriminado de pessoas.
A extorsão é crime descrito pelo Código Penal e, por afirmar terem os jornalistas praticado o delito, mesmo sabendo que o fato jamais ocorreu, o secretário
infringiu o Artigo 138 da Lei n. 2848/40 que prevê como punição pena que varia do mínimo de seis meses ao máximo de dois anos de detenção.
"Qualquer veículo de imprensa só continua existindo se conquistar a confiança de seus leitores e as duas décadas de existência do Popular Online comprovam que fazemos um jornalismo sério. Jamais cobramos para deixar de divulgar o que quer que seja", afirmou Ferreira Júnior.
Além da pena de detenção, o secretário ainda poderá ser condenado a pagar a importância de até R$ 28.000 (vinte e oito mil reais) a cada jornalista a título de reparação por danos morais. Os processos serão julgados pelo juízo da comarca de Araputanga, onde foram registrados sob os números 1000036-98.2018.8.11.0038 e 1000037-83.2018.8.11.0038, respectivamente.
Na matéria veiculada no dia 07 de fevereiro de 2018, entre os fatos narrados está devolução de recursos destinados ao município, rejeição por unanimidade de projeto enviado à Câmara de Vereadores com aumento de 300% de IPTU e suspeita de plágio em Seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Educação, que foi anulado por ato da administração após a divulgação.
Matérias relacionadas:
Questões de seletivo de Prefeitura são copiadas do Concurso Câmara de Cáceres
Suspeita de plágio faz prefeitura de Figueirópolis cancelar processo seletivo
Prefeitura contratará empresa para Seletivo anulado por suspeita de plágio
Prefeito usa recursos públicos para aumentar tributos e prejudicar contribuintes
Reportagem da TV Popular Web:
https://www.youtube.com/watch?v=83Gzj5A_vog&ab_channel=TVPopular
Foto: Imagem TV Popular Web / Popular Online
Vice-governador, vereadores, deputados e demais autoridades acompanharão a agenda, que inclui vistoria em escola, ginásio e obras de infraestrutura.
O prefeito Jonas Campos, de Reserva do Cabaçal, participou no sábado (14/02) da visita oficial do governador Mauro Mendes à região, durante a inauguração de um trecho da rodovia MT-358. A agenda reuniu deputados estaduais, o ex-senador Cidinho Santos, além de autoridades municipais e produtores rurais. Jonas Campos esteve acompanhado do vice-prefeito Adenilson Eliotério, vereadores e produtores rurais das regiões da...
Endereços funcionavam como pontos de apoio para as atividades ilícitas do grupo criminoso
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.